Tokusatsu



O que é Tokusatsu?
Kamer Riders 
"A palavra Tokusatsu é uma aglutinação de duas outras, tokushu

satsuei = Filme de efeitos especiais. É claro que, para a época, esses efeitos eram de fato especiais mas hoje vemos as séries clássicas na verdade como "defeitos especiais". Deixando a brincadeira, as séries que deram origem ao Tokusatsu foram feitas com cenas de baixo custo e efeitos muito simples se comparado ao que vemos na atualidade. Como primeiras séries Tokusatsu podemos citar: Nacional Kid, Ultraseven, Ultraman e Spectreman.


Gêneros


As séries tokusatsu são divididas em grupos ou gêneros, nos quais cada um possui suas peculiaridades. São eles: Sentai ou Super Sentai, Ultraman, Kamen Rider, Metal Hero, Henshin Hero e Kyodai Hero:


Ultraman


Produzida pela Tsuburaya Productions, conta a história de uma família de guerreiros que vieram da Nebulosa M-78 e procuram um hospedeiro humano na Terra para poder combater os monstros invasores. Os guerreiros Ultra e seus inimigos possuem tamanho gigante. No entanto, nem todas as séries do gênero possuem seres Ultra, como a pioneira Ultra Q (1966) e seu remake Ultra Q - Dark Fantasy (2004).


* Séries Ultras exibidas no Brasil: Ultra Q, Ultraman, Ultra Seven, O Regresso de Ultraman e Ultraman Tiga.


Metal Hero


Produzida pela Toei Company. É o gênero de maior sucesso no Brasil. Porém, no decorrer dos anos, o próprio gênero sofreu grandes modificações entre as séries, não tendo uma característica especifica como critérios, mas algumas fases de grande destaque. O gênero teve início com a era dos Policiais Espaciais, uma trilogia formada pelas séries Gyaban, Sharivan e Shaider. Vieram depois mais duas séries no mesmo estilo, porém que não fazem parte do gênero dos Policiais, Jaspion, a primeira série inédita de tokusatsu que foi exibida no Brasil nos anos 80, e Spielvan.


As características principais eram bem semelhantes: um jovem com uma armadura metálica vinha do espaço com uma poderosa nave que se transformava para combater o mal na forma de uma organização espacial que queria dominar a Terra. Apesar das semelhanças, Jaspion e Spielvan não tinham ligações com a trilogia anterior e nem entre elas.


As séries seguintes adotaram temas distintos. Em Metalder, o herói era um andróide que fora reativado por seu criador, o Dr. Koga muitos anos depois do término da Segunda Guerra Mundial. Jiraiya era sobre um aprendiz de ninja que possui uma poderosa espada e armadura em seu poder e é a maior esperança de manter a paz desafiando os ninjas mais poderosos do planeta. Jiban contava a história de um policial comum que foi transformado em ciborgue para que sua vida fosse salva.


Veio então a segunda trilogia dentro do gênero, os Rescue Heroes, que marcaria o fim da exibição das séries no Brasil, com Winspector e Solbrain. A terceira série, Exceedraft, permanece inédita. No Japão, ainda foram produzidas Janperson, Blue Swat, Juukou B-Fighter e B-Fighter Kabuto. Atualmente não se produzem mais séries Metal Hero no Japão, porém muitas de suas características visuais estão presentes nos novos Kamen Riders.


* Séries Metal Hero exibidas no Brasil: Gavan, Sharivan, Shaider, Jaspion, Spielvan, Metalder, Jiraiya, Jiban, Winspector e Solbrain.


Kamen Rider


Produzida pela Toei Company, em parceria com a Ishimori Productions. Kamen Rider foi um personagem de enorme sucesso, que assim como Ultraman, teve diversas versões em outras séries. O gênero ficou fora da televisão por vários anos, porém, após a morte de seu criador (Shotaro Ishinomori), ela retornou no novo milênio reformulada e com um visual que lembra muito o Metal Hero em alguns casos.


* Séries Kamen Rider exibidas no Brasil: Kamen Rider Black (ou Black Kamen Rider ou Blackman) e Kamen Rider Black RX.


Henshin HeroUm dos únicos gêneros independentes de produtora. Henshin significa "transformação", sendo que praticamente todos os heróis de tokusatsu (salvo raríssimas exceções) sofrem algum tipo de transformação. A classificação é usada para qualquer série que não se encaixa nos demais gêneros ou não faz parte de nenhuma família. Possui sub-gêneros, como as "Super Heroines", "Other Heroes", "Anime Heroes" e muitos outros.


* Séries Henshin Hero exibidas no Brasil: National Kid (Toei Company), Kaiketsu Lion Man (P-Productions), Fuun Lion Man (P-Productions), Machineman (Toei Company), Bicrossers (Toei Company), Cybercops (Toho) e Patrine (Toei Company).


Kyodai Hero


É qualquer série não-Ultra com heróis gigantes (kyodai). A primeira série de um herói gigante foi Vingadores do Espaço (Magma Taishi, no original). Duas semanas depois, estreou Ultraman na TV japonesa.


* Séries Kyodai Hero exibidas no Brasil: Vingadores do Espaço, Robô Gigante e Spectreman.


No Brasil os tokusatsus significam para aqueles que viveram a "época manchete", sinônimo de Jaspion, Jiraiya, Ultraman, Black Kamen Rider (Kamen Rider Black no original), Machineman, Shaider, jaspion 2 (Spielvan no original), Gaban e outros. Em especial a série Jaspion, ganhou familiaridade muito grande dentre o público jovem e que hoje ainda é lembrado por estes que já não são tão jovens assim (hehehe), mas nem tão velhos a ponto de esquecerem das cenas que marcaram suas infâncias.


Com a decadência da Rede Manchete, os tokusatsus pararam de ser exibidos e depois da extinção da emissora, ficamos orfãos destes heróis que até agora não voltaram as telas (fazemos exceção a power rangers, que por uns é considerado tokusatsu e por outros não, não entrarei no mérito por enquanto).


Com a internet, os arquivos sobre Tokusatsus começaram a ser compartilhados por amigos que tinham em comum a adoração por este tema. Estes amigos forum conhecendo outros e outras, e acabaram por tornarem-se os veteranos na chamada "tokunet". Hoje tais pessoas se encontram por aí, em forums como o Tokubrasil, no Orkut e outros.


Mas a partir de méados de 2005 que os acessos em internet sobre Tokusatsu aumentaram consideravalmente. Tal fato, segundo meus estudos e vivência, foram causados pelos arquivos multimedia (videos) que foram cada vez mais aumentando e sendo Downloadeados pelos usuários que pouco a pouco foram reacostumando a sentirem a nostalgia da querida infância voltando. Nisto, os sites de animes forum cruciais, pois os chamados "otakus" estavam já em alta neste período, então a adição de séries Tokusatsus nestes sites proporcionou grande divulgação dos Tokus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário